Fort Saint Louis

 Nota: Se procura o forte no Maranhão, veja Forte de São Luís do Maranhão.
Local aproximado de Fort Saint Louis, próximo a Matagorda Bay na costa do Golfo do Texas

Fort Saint Louis foi uma colônia francesa que existiu nas proximidades da atual cidade de Inez, no Texas (Estados Unidos). Também chamado de Texas francês, representa um período da história do Texas, de 1685 a 1689. O explorador Robert de La Salle pretendia fundar a colônia na foz do Rio Mississippi, mas mapas imprecisos e erros de navegação fizeram seus navios ancorar 400 milhas (644 km) a Oeste além da costa do Texas, perto de Matagorda Bay.

A colônia enfrentou diversas dificuldades durante sua breve existência, inclusive a hostilidade dos Nativos Americanos. Ciente de sua missão original, La Salle liderou várias expedições para encontrar o Rio Mississippi. Em vez disso, ele explorou muito o Rio Grande e parte do Leste do Texas. Durante uma dessas ausências, em 1686, o último navio da colônia naufragou, deixando os colonos impossibilitados de buscar suprimentos nas colônias francesas do Mar do Caribe. Com as condições deterioradas, La Salle se deu conta que a colônia só poderia sobreviver com a ajuda do povoado francês no País do Illinois. Sua última expedição terminou ao longo do Rio Brazos, no início de 1687, quando La Salle e cinco de seus homens foram assassinados por rivais de outro grupo. Embora vários homens tenham alcançado Illinois, a ajuda jamais chegou. Os membros restantes da colônia foram mortos ou capturados durante um ataque Karankawa, no fim de 1688. Apesar da colônia ter durado por somente três anos, sua existência estabeleceu a afirmação francesa na posse da região hoje ocupada pelo Texas, e mais tarde apoiou a Compra da Luisiana pelos Estados Unidos.

A Espanha foi informada da missão de La Salle, em 1686. Preocupados com a ameaça ao controle espanhol na Nova Espanha e no Sul da América do Norte que representava a colônia francesa, as autoridades espanholas financiaram múltiplas expedições para encontrar e eliminar as colônias. O fracasso das expedições ajudou os espanhóis a conhecerem melhor a geografia da região da Costa do Golfo. Quando os espanhóis descobriram, finalmente, o povoado sobrevivente francês, em 1689, enterraram os canhões e queimaram as construções. Anos depois, autoridades espanholas construíram um presidio no mesmo local. Quando este presidio espanhol encerrou sua existência, o local do povoado francês foi esquecido. Foi redescoberto em 1996 e a área, atualmente, é um sítio arqueológico.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search